sábado, 22 de maio de 2010

CONTOS DE SEXTA-FEIRA



Recebi ontem, no Encontro Literário da Academia de Letras da Bahia, o meu exemplar de Contos de sexta-feira (Assembleia Legislativa do Estado da bahia - Selo Primeira Edição, 2010), do escritor e acadêmico Carlos Ribeiro, cujo prefácio assino com muita honra e prazer.

Retirei do seu site CR Jornalismo & Literatura (http://www.carlosribeiroescritor.com.br/) o seguinte texto:

Conforme ressalta Gerana Damulakis, o livro traz um forte acento da memória, que rege a maioria dos contos; além da presença marcante da cidade de Salvador, especialmente do bairro de Itapuã, onde o autor viveu da infância até o início da sua fase adulta. Este aspecto é reforçado por Suzana Varjão: “Quase todo grande autor possui suas recorrências – de lugar, de tempo, de tema... (...) No Carlos Ribeiro de Contos de sexta-feira, algumas das mais evidentes permanências são melancólicos finais de tarde, os anos 60, ruas e casarios da cidade do Salvador”. E acrescenta: “Os espaços primordiais de suas reflexões são ‘entrelugares’; zonas limítrofes – e indefinidas – entre os mundos material e espiritual; ficções e realidades; terceiras margens, por onde transitam espantos, silêncios, perdas, saudades, memórias, solidões”. Selo Primeira Edição / Assembléia Legislativa da Bahia, 2010, 186 páginas.

Um comentário:

glaucia lemos disse...

Carlos Ribeiro (Carlinhos) é personalíssimo. Sua palavra é suave, correta e precisa. Sempre gostei do que ele escreve. Ele tem a compostura da seriedade e do respeito ao próprio trabalho.